quinta-feira, 31 de março de 2011

Linux – Vantagens e visão geral


Atualmente a maioria dos computadores pessoais, se tem instalado o sistema operacional Windows, seja na versão XP,Vista ou Seven. O número de computadores pessoais com Linux é inferior ao Windows? É, porém os usuários domésticos que usa o Linux vem aumentando gradativamente.

A realidade hoje em dia é outra, não são harckers/cracker nem nerd que somente usa Linux. As distribuições voltadas para usuários leigos estão cada vez mais fáceis de usar. Um usuário sem conhecimento pode facilmente instalar o Ubuntu,que se tornou a distribuição mais usada aqui no Brasil.

O Linux é um sistema operacional muito seguro, por isso sua utilização é grande e superior a outros sistemas em empresas seja pública ou privada. Outro ponto forte tratando de segurança é que o sistema inicia-se com um usuário comum(sem permissão de administrador), sendo que qualquer modificação no sistema requer privilégios de administrador. É ótimo no escritório contendo muitos softwares para uso corporativo como o BrOffice.org , completo e similar a outros privados existentes no mercado. Não deixa a desejar de forma alguma e é totalmente gratuito.

Liberdade é uma palavra constante no meio Linux, se você não gosta da forma de um programa trabalha ou algo no sistema em si, se tiver conhecimento em programação, pode modificar a vontade que não será processado(rsrs).

É grátis, você não precisa pagar por licenças, mas claro para ter um suporte adequado e de qualidade você pagará algo,ou para ter softwares mais elaborados para seu uso. Você também não paga por novas atualizações, se caso exista uma nova versão do sistema, ela será disponibilizada para você baixar a qualquer momento, ou atualizar diretamente do terminal(console de comandos).

Caso você tenha o conhecimento necessário, você pode fazer o Linux da maneira que mais lhe agradar, modificar desde o visual a ferramentas internas. Várias são as opções gráficas para se usar, o usuário tem a liberdade por escolher a que mais simpatizar, assim como trocar a qualquer momento.

Vem com vários aplicativos assim que você instala o sistema, vários aplicativos úteis no dia-a-dia. Caso o usuário queira mais aplicativos, é só ir no gerenciador de pacote do sistema e adicionar ou mandar buscar na internet.

Existe várias outras vantagens, o texto em si já está longo por isso não irei listar mais outras, só acrescento o reconhecimento automático de drives(sim, o Linux já tinha isso muito antes do Windows que só veio a ter e mesmo assim falho, na versão mais recente).

E é isso! VIVA O LINUX!


Fedora com o ambiente gráfico KDE:




Que tal ter 4 áreas de trabalho e rodar processos nas quatro ao mesmo tempo?




Alguns sites:


Viva o Linux

Linux Brasil

Ubuntu Brasil

Free Software Foundation


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More