quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os vikings usavam mesmo elmo com chifres?




Pense bem: porque os guerreiros vikings usariam capacetes com chifres de animais para enfrentar seus inimigos? Um acessório deste tipo só representaria peso extra durante uma batalha, e ainda deixaria a proteção de cabeça mais fácil de ser arrancada pelo adversários. Historiadores e arqueólogos são unânimes ao afirmar: esses antigos e lendários povos nórdicos, que aterrorizaram seus oponentes ao longo do século 7, jamais tiveram o hábito de enfeitar a própria testa com chifres - a não ser nos filmes de Hollywood.

Tudo indica que este mito surgiu em 1820 com a publicação do livro A Saga de Frithiof (uma coletânea de lendas da Escandinávia, terra natal dos vikings). Um artista sueco, contratado para ilustrar as histórias, teria erroneamente se orientado por roupas típicas de tribos celtas e germânicas. Entre elas, era comum o uso de chifres de animais na cabeça durante as celebrações religiosas.

Alguns anos mais tarde, entre 1848 e 1874, o compositor alemão Richard Wagner escreveria a série de 4 óperas chamada O Anel dos Nibelungos. Seus personagens, oriundos da mitologia nórdica, apareceram nas encenações vestindo peles e usando elmos com chifres. Pronto: estava sacramentada a imagem de bárbaros e chifrudos que acompanharia os vikings para sempre.


Fonte: Revista 57 Grandes Mitos Que a Super Desmente.


Então, o que acharam? Triste saber que toda aquela história que ouvimos quando criança não é verdade hein? Mas, uma explicação para tal mito dos chifres é que os Cristãos da época(leia católicos) adicionaram o detalhe para fazer com que os Vikings parecessem mais bárbaros e pagãos do que já eram, com chifres exatamente iguais ao de Satã em suas cabeças.
Agora, vejam um elmo viking:



Muito mais bonito certo?
E para mais informações sobre os Vikings e em especial essa questão dos chifres, baixe o Podcast do Visão histórica sobre o assunto.

Link Direto :

http://historica.com.br/podpress_trac/web/1659/0/visao-historica-013-vikings.mp3


Quem quiser comentar algo, sinta-se a vontade. Abraço!

3 comentários:

Interessante ^^ Bom texto.
Não vou poder mais dizer "aquele povo dos chifrinhos", sad shuahsuahsuah
É, mais uma dos "cristãos". '-'

Ahh gostaria de ver por aqui muitas matérias sobre mitologia *----* e claro, música, muita música ^^

Wollf, agradecemos pelo comentário. Pois é,infelizmente a criançada vai ficar triste, mas é isso ai :(!

*.* Ótimo, mitologia é o que não irá faltar(principalmente greco-romana,nórdica e brasileira claro). Apesar do blog ser voltado mais para o ramo da tecnologia xP!

Mais uma vez, um artigo extremamente pertinente, e de importância cultural ímpar, desmistificar mitos errôneos é de extrema importância, uma vez que o conhecimento que carregamos em nossa vasta "carroça", se solidificam através da cultura como nos é exposta.
Parabéns novamente...

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More