O mistério da colônia de Roanoke

Gosta de mistério? Esse é considerado um dos maiores mistérios que existe. É realmente intrigante,confiram :)!

O tempo e a evolução

Será mesmo que a humanidade evoluiu? Será que podemos chamar nosso estado atual de evolução? Mas o que seria a evolução?

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Destino?


A crença no destino acompanha as mentes humanas desde a antiguidade. O homem, sempre movido pela curiosidade, buscava conhecer aquilo que poderia lhe acontecer no futuro, ou em outra ocasião, negava as fatalidades da vida culpando o destino.

Na Grécia Antiga as pessoas consultavam o Oráculo de Delfos para obterem informações sobre o que as aconteceria. As sacerdotisas, conhecidas como Pitonisas, aspiravam os “vapores divinos” que fluíam de rachaduras no chão. Nesse momento a pitonisa entrava em transe e começava a falar palavras sem nexo, tais palavras seriam organizadas de maneira que representassem o futuro daquela pessoa.

Mas o que é o destino? Será que ele existe mesmo?

O destino é tido como algo que o homem desconhece, que está sujeito e não escapará dele de forma alguma.

Platão defendia a idéia de que o destino é o resultado de nossas escolhas, depois de escolhido se torna definitivo.

É fato que cada caminho a ser traçado trará consigo suas conseqüências. É difícil ter certeza de que tudo está pré-determinado ou de que os acontecimentos dependem de nossas escolhas.

O que pode ser observado facilmente é que para todo caso há por trás um motivo, cujo qual é desconhecido para que se preserve o “andar da carruagem”. Tentar prever o destino é usar da imaginação.

"O destino o que é senão um embriagado conduzido por um cego?" (Mia Couto).

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Áudio - Eros e Psiquê


Leitores e leitoras, depois de muito conversar com amigos e amigas, e pensar também, resolvemos gravar um áudio contando o mito de Eros e Psiquê e um pequeno comentário no final.

Como dito no início do áudio, minha voz(
Acson) não é nenhuma voz de locutor de rádio, mas é suportavel. Você também ouvirá duas músicas gregas de fundo e outras edições.

Não sei se irei gravar novamente, depende de muitos fatores(sem contar que o futuro é incerto e muitas vezes traiçoeiro), mas existe a possibilidade sim. Caso não venha a contar algo, eu poderei fazer uma edição com músicas gregas,romanas,egipcias e outras, o que acham?

Senhoras e senhores, sem mais conversa. Clique na imagem abaixo para efetuar o download.

Obrigado a todos e aguardamos comentários e cliques nos anúncios no início do blog.


Ειρήνη και Φως

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Google lança “Google Art Project” – Mais de 1000 obras de arte pela Internet


Google Art Project é um projeto que nos permite desfrutar de mais de 1000 obras de mais de 400 artistas diferentes.

Em parceria com vários museus do mundo todo, podemos ver pinturas do The Metropolitan Museum of Art and MoMA em New York, The State Hermitage Museum em St. Petersburg, Tate Britain & The National Gallery em Londres, Museo Reina Sofia em Madrid, the Uffizi Gallery em Florença e do Van Gogh Museum em Amsterdam.

Cada imagem tem 7 bilhões de pixels, suficiente para fazer zooms impressionantes e não perder nenhum detalhe.

Podemos navegar pelos museus como se fosse Google Street, visitando salas e acessando às obras delas, assim como criar nossas próprias coleções para desfrutá-las posteriormente.

Para quem gosta de obras de arte(como nós) irá gostar de passar um pouco do seu precioso tempo vendo essas preciosidades.


Aqui um video oficial do Google Art Project, um guia do visitante:

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Mitologia Grega


A mitologia grega compreende o conjunto de mitos, lendas e entidades divinas e/ou fantásticas, (deuses, semideuses e heróis) (ver a genealogia dos deuses gregos) presentes na religião praticada na Grécia Antiga, criados e transmitidos originalmente por tradição oral, muitas vezes com o intuito de explicar fenômenos naturais, culturais ou religiosos – como os rituais – cuja explicação não era evidente. As fontes remanescentes da mitologia grega são transcrições dessa oralida de criação.

Os historiadores da mitologia grega têm, muitas vezes, de se basear em dados fragmentários, descontextualizados (fragmentos de obras literárias, por exemplo) ou através de indícios transmitidos na iconografia grega (principalmente, os vasos) para tentarem reconstituir a riqueza narrativa e conceitual de uma das mitologias mundiais que mais interesse desperta.

Nas suas várias lendas, histórias e cânticos, os deuses da Grécia antiga são descritos como quase humanos em aparência, porém imunes ao tempo e praticamente imunes a doenças e feridas, capazes de se tornarem invisíveis, de viajarem grandes distâncias quase que instantaneamente e de falarem através de seres humanos sem o conhecimento destes.

Cada um dos deuses tem sua própria forma física, genealogia, interesses, personalidade e sua própria especialidade. Essas descrições, no entanto, têm variantes locais que nem sempre estão de acordo com as descrições usadas em outras partes do mundo grego da época. Quando esses deuses eram nomeados em poesias ou orações, eles se referiam a uma combinação de seus nomes e epítetos, com estes os identificando, distinguindo-os de outros deuses. Atualmente, apenas o povo Kalasha, do Paquistão, mantém como religião viva o panteão grego.

Os deuses da mitologia grega representam forças e fenômenos da natureza e também impulsos e paixões humanas. Moram no Monte Olimpo e de lá controlam tudo o que se passa entre os mortais. O Panteão Grego inclui semideuses, heróis e inúmeras entidades, como os sátiros e Ninfas, espíritos dos bosques, das águas ou das flores.

Eu vou postar uma imagem com o nome de alguns dos deuses gregos, e em outra oportunidade comentarei sobre cada um deles. Não faço isso agora para o post não ficar muito extenso e cansativo.





sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dica de banda: Amon Amarth


Amon Amarth é uma banda de Viking Metal com passagens pelo Death melódico. Teve sua origem na cidade de Estocolmo na Suécia. Formada em 1988 com o nome de "Scum", teve seu nome trocado por “Amon Amarth” em 1992, o nome da banda faz referência a obra “O Senhor dos Anéis”, onde significa “Montanha da Perdição” em Sindarim (relatada nos livros como língua dos elfos).
Suas letras falam muito sobre mitologia nórdica e guerras.
Os suecos já marcaram presença no Brasil em 2009, ocorreu apenas um único show na cidade de São Paulo.
Para 2011 a novidade da banda é o lançamento do disco Surtur Rising, previsto para o dia 29 de março.
Agora, um pouco do som para vocês:

Ps: Quem quiser algum link para ouvir ou fazer download de algumas músicas da banda, comenta ai que eu passo por email.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quais ferramentas do Google você usa?





É quase impossível uma pessoa que use constantemente a internet não acesse o google, ou ao menos um de seus serviços todos os dias. Eu todos os dias uso vários serviços,principalmente busca,earth,maps e as vezes docs.
Mas alem da pesquisa básica, quais outros serviços vocês nobres leitores usam?

Vou apresentar para vocês uma lista das melhores ferramentas do Google.

Google Acadêmico: É uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.


Google Chrome: Navegador da Google.


Google Desktop: Pesquise no seu computador de forma tão fácil quanto você pesquisa na web com o Google.

Google Earth: Explore o mundo do seu computador, é simplesmente impressionante essa ferramenta.

Google Livros: Pesquise textos de livros na íntegra e descubra novos textos. Várias vezes com páginas para download.

Google Maps: Consulte mapas e encontre a melhor rota. Quem nunca usou também? Fico impressionado a cada atualização do maps e novas ferramentas.

Picasa: Encontre, edite e compartilhe as suas foto.


Google Docs: Crie e compartilhe projetos on-line. Acesse seus arquivos onde estiver.

Google sketchup: Construa modelos 3D rápida e facilmente .


Google Code: Pesquisa de aplicações de código aberto.


Gostaram? E tem muito mais. Você pode conferir aqui.

Podem usar e abusar rsrs (:!

Os vikings usavam mesmo elmo com chifres?




Pense bem: porque os guerreiros vikings usariam capacetes com chifres de animais para enfrentar seus inimigos? Um acessório deste tipo só representaria peso extra durante uma batalha, e ainda deixaria a proteção de cabeça mais fácil de ser arrancada pelo adversários. Historiadores e arqueólogos são unânimes ao afirmar: esses antigos e lendários povos nórdicos, que aterrorizaram seus oponentes ao longo do século 7, jamais tiveram o hábito de enfeitar a própria testa com chifres - a não ser nos filmes de Hollywood.

Tudo indica que este mito surgiu em 1820 com a publicação do livro A Saga de Frithiof (uma coletânea de lendas da Escandinávia, terra natal dos vikings). Um artista sueco, contratado para ilustrar as histórias, teria erroneamente se orientado por roupas típicas de tribos celtas e germânicas. Entre elas, era comum o uso de chifres de animais na cabeça durante as celebrações religiosas.

Alguns anos mais tarde, entre 1848 e 1874, o compositor alemão Richard Wagner escreveria a série de 4 óperas chamada O Anel dos Nibelungos. Seus personagens, oriundos da mitologia nórdica, apareceram nas encenações vestindo peles e usando elmos com chifres. Pronto: estava sacramentada a imagem de bárbaros e chifrudos que acompanharia os vikings para sempre.


Fonte: Revista 57 Grandes Mitos Que a Super Desmente.


Então, o que acharam? Triste saber que toda aquela história que ouvimos quando criança não é verdade hein? Mas, uma explicação para tal mito dos chifres é que os Cristãos da época(leia católicos) adicionaram o detalhe para fazer com que os Vikings parecessem mais bárbaros e pagãos do que já eram, com chifres exatamente iguais ao de Satã em suas cabeças.
Agora, vejam um elmo viking:



Muito mais bonito certo?
E para mais informações sobre os Vikings e em especial essa questão dos chifres, baixe o Podcast do Visão histórica sobre o assunto.

Link Direto :

http://historica.com.br/podpress_trac/web/1659/0/visao-historica-013-vikings.mp3


Quem quiser comentar algo, sinta-se a vontade. Abraço!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More